Leitura do dia: Ezequiel, Capítulo 30

Publicado em 06/09/2013

 

Neste capítulo, Ezequiel continua a profetizar contra o Egito, assim como no capítulo anterior. Para que seja possível nos situarmos, é necessário recordar que Ezequiel profetiza contra todos os povos vizinhos de Israel, que estiveram direta ou indiretamente ligados à sua queda frente ao rei Nabucodonosor: Amon, Moab, Edom, filisteus, Tiro e Sidônia e, por último, o Egito.
 
É interessante observarmos que Israel, para tentar escapar de Nabucodonosor, fez aliança com o Egito. Tal fato foi duramente criticado pelo profeta Jeremias, em razão de Israel ter colocado sua esperança em uma aliança com um povo estrangeiro, ao invés de confiar no verdadeiro Deus. Por esta aliança com Israel, Ezequias profetiza a queda do Egito: “Fortalecerei os braços do rei da Babilônia, e os braços do Faraó tombarão. Saberão que eu sou o Senhor, quando entregar minha espada na mão do rei da Babilônia e ele a estender contra o Egito.” (versículo 25).
 
Como mensagem da Palavra para nós hoje, façamos um exame de consciência e vejamos se nós também estamos colocando nossas esperanças em falsas seguranças ao invés de depositá-las no verdadeiro Deus.