Leitura do dia: Rute, Capítulo 3

Publicado em 17/02/2014

Este terceiro capítulo introduz o tema da Providencia Divina: Deus acolhe e recompensa tanto a piedade de Naomi quanto a lealdade de Rute.

Ora, Naomi dá a Rute um conselho, que o acata prontamente (3, 5-6).  Por isso, veremos mais adiante que Rute enriqueceu sua vida ao aceitar de bom grado o conselho de uma pessoa mais idosa e experiente. Podemos comparar Rute ao Cristão que ouve e acolhe a Palavra de Deus, fazendo Dela a sua estrada e o seu guia.

Ao seguir a orientação de Naomi, surge de imediato a resposta esperada (por ambas): Booz reconhece a sua condição de “redentor”, mas lembra que antes dele há outro parente que poderia assumir o papel de redentor (3, 12-13). Mostra-se um homem digno de confiança e fiel às leis e promete a Rute que, caso aquele parente desista de sua condição, Booz será o seu redentor. E antes que Rute volte para a casa de Naomi, Booz entrega-lhe “seis medidas de cevada” (3, 15) impedindo que a jovem retornasse de “mãos vazias” (3, 17). Mais uma vez a Bíblia nos apresenta a resposta de Deus àqueles que lhe são fieis.

Cabe aqui uma breve nota sobre o redentor (ou resgatador): no Livro de Rute ele tinha como finalidade preservar a família e a terra, pois ele (redentor) se casava com a viúva do seu parente e o filho gerado era considerado herdeiro do falecido.
Aprendemos com este Capítulo 3 o seguinte: quem se mantém fiel a Deus em atos e palavras recebe Dele a recompensa (Providencia Divina) e jamais terá uma vida vazia, sem esperança. Por isso, Irmãos, façamos como Rute: escutemos a palavra de Deus. Não nos acomodemos e deixemos que Ele guie nossos passos rumo a uma vida plena de fé e de amor pelo próximo.