Leitura do dia: II Crônicas, Capítulo 26

Publicado em 05/12/2013

 

Ozias foi um rei que durante um grande período do seu reinado fez bem aos olhos do Senhor (v.4). E enquanto honrou o Senhor, diz a Palavra, Deus o fez prosperar. (v.5)

Depois de experimentar grande prosperidade e poder, ele tornou-se orgulhoso e pensou ter o direito de entrar no templo do Senhor para queimar incenso no altar dos perfumes, tarefa esta, permitida somente aos sacerdotes da estirpe de Aarão, consagrados para este fim. Os sacerdotes tentam adverti-lo neste momento, mas não são escutados. Ozias é ferido então com lepra e permanece leproso até a sua morte. É a consequência de um ato de arrogância e orgulho.

A mensagem de hoje nos faz refletir sobre a bondade e misericórdia de Deus, e nossa resposta frente às graças que recebemos Dele. Se somos pessoas privilegiadas, ou temos de alguma forma popularidade e poder, a nossa atitude deve ser de agradecimento, obediência e respeito à Deus. É Ele que derrama sobre nós toda graça. Ele é Deus!

Questionemos nossas vidas e atitudes, diante deste protagonista que a Palavra nos fala hoje, Ozias. Queremos ser lembrados mais pelas obras de misericórdia e vitórias em nossas vidas, ou pela arrogância, prepotência e subsequente punição?

Diz a Palavra no Evangelho de Mateus capítulo 24,13: "Mas aquele que perseverar até o fim será salvo!"