Leitura do dia: Ezequiel, Capítulo 34

Publicado em 10/09/2013

Pela boca de Ezequiel, Deus denuncia os líderes de Israel como falsos pastores pelo mau atendimento que davam ao Seu povo. Não cuidaram das ovelhas de Israel, cuidaram de si mesmos, comiam bem, eram bem vestidos e bem cuidados, enquanto o povo era sofredor. O versículo 4 descreve as pessoas às quais os pastores deixaram de cuidar, pois eram tidas como fracas, doentes, feridas e perdidas.

Podemos observar o contraste em Jesus, o Bom Pastor que dá a sua vida pelas ovelhas e as protege dos lobos que iriam destruir o rebanho (Jo 10,11-12). Em Isaias 53,5, Jesus é o grande médico que cura as nossas feridas espirituais através da sua morte na cruz. Ele é aquele que busca e salva o que está perdido como menciona Lucas 19,10.

Ezequiel nos convida a participar de um novo encontro com o Deus, deixando nossa vida em sua condução; reconhecendo que Ele nos da responsabilidades até para advertir os ímpios.

No Brasil muitas manifestações estão acontecendo nas ruas. O povo, como profeta, não suporta mais ver seus governantes usando do poder em benefício próprio. Ezequiel elevou a sua voz solitária em defesa dos abandonados, e nós o que estamos fazendo para ajudá-los nos dias de hoje?