Leitura do dia: Jeremias, Capítulo 31

Publicado em 12/07/2013

 

Depois de tantas profecias de sofrimento, Jeremias traz neste capítulo palavras de esperança. No entanto, não profetiza uma esperança cega e fundamentada na capacidade do homem, mas sim alicerçada no próprio Deus:

- Esperança de amor: “Eu amei você com amor eterno; por isso, conservei o meu amor por você.” (versículo 3).

- Esperança de restauração: “Eu vou reconstruí-la, e você ficará construída, ó capital de Israel.” (versículo 4).

- Esperança de alegria e salvação: “Porque assim diz Javé: Deem vivas por Jacó, aclamem a primeira das nações! Gritem, louvem e digam: ‘Javé salvou o seu povo, o resto de Israel!’”. (versículo 7).

- Esperança de unidade: “Anunciem às ilhas distantes: ‘Aquele que espalhou Israel, vai ajuntá-lo de novo e vai guardá-lo como um pastor guarda o seu rebanho.’” (versículo 10).

- Esperança do Messias, que depois se concretizará em Jesus: “Eis que chegarão dias – oráculo de Javé – em que farei uma aliança nova com Israel e Judá;” (versículo 31).

Enquanto vemos tantos sinais de morte na nossa sociedade, como a corrupção, a violência, a fome, o aborto, o Senhor nos dá estas palavras para confortar o nosso coração.

Como mensagem para nós hoje, deixemos essa Palavra cair no nosso coração e nos encorajar a proclamar a presença de Deus em todos os lugares que vivemos.