Leitura do dia: Isaías, Capítulo 20

Publicado em 07/05/2013

      

 

Receber de Deus a ordem para andar nu, pode ser interpretado por alguns como algo até romântico, ou mesmo um ato que represente ideais e mudança de vida, como ocorreu na história de São Francisco que se despiu de tudo, até mesmo de suas vestes. Nada poderia atrapalhar a sua adesão completa a Deus.

Para Isaias não foi apenas um momento, sua nudez durou três anos. Vamos imaginar o tamanho desta extraordinária obediência de Isaias a Deus: ele era casado, tinha uma família, sua educação era mais elevada que a média da nação, era um homem de destaque na comunidade, mas Deus não quis saber de nada disto, ordenou a ele que andasse nu. 

Ele se tornaria um atentado ao pudor, uma vergonha, teria que convier com isso todos os dias, e tinha apenas uma explicação “Deus mandou”. Somente depois de três anos é que Deus daria a explicação para ter ordenado isto ao profeta.

O choque, visual e moral, foi necessário para que o povo compreendesse o que sentiriam ao serem retirados da terra e levados nus pelo caminho, dominados pelos Assírios. A esperança de Israel ficaria envergonhada. Esta era a mensagem!

Podemos nos sentir seguros, cobertos de riquezas e poder, possuidores de uma vida normal e regular, mas quando Deus nos envia, não são nossas roupas de marca, nossos carros, ou nossa moradia o que Deus deseja, mas sim nossa obediência e nossa dedicação ao que nos é pedido.