Leitura do dia: II Reis, Capítulo 23

Publicado em 23/03/2013

Após todo o tempo difícil, o rei convoca seu povo a uma nova aliança e todos aderiram. Seguir as leis de Javé, obedecer a seus mandamentos, com todo o coração e alma.

Todo o templo de Javé foi limpo e todos os falsos sacerdotes foram retirados de seu cargo. Uma completa transformação foi feita, pois quem vive de verdade a aliança com Deus não quer saber de permanecer nos erros do passado, mas somente de estar perto do Senhor e seguindo os seus mandamentos.

Neste capítulo, nos versículos 21 - 23 diz: “O rei ordenou a todo o povo: "Celebrem a Páscoa em honra de Javé, Deus de vocês, conforme está ordenado neste Livro da Aliança". Nunca tinha sido celebrada uma Páscoa como essa, desde o tempo em que os juízes governavam Israel, nem durante todo o tempo dos reis de Israel e de Judá. Foi somente no ano dezoito do rei Josias que tal Páscoa foi celebrada em honra de Javé, em Jerusalém.”

Após a morte do rei, colocaram a frente do povo seu filho Joacaz e ele passou a fazer tudo o que o Senhor reprovava, voltou a agir como seus antepassados, após sua morte outro filho de Josias assumiu o poder, mas agiu como o Joacaz.

Lendo este capitulo podemos pensar porque não continuaram o que Josias tinha feito. Eles como nós são humanos e consequentemente erramos, nos esquecemos por muitas vezes da aliança que fazemos com o Senhor. O que podemos aprender aqui é que caímos sim, mas o Senhor esta sempre de braços abertos, esperando nossa volta.