Leitura do dia: Josué, Capítulo 23

Publicado em 21/11/2012

     

A grande promessa feita a Abraão, iniciada por Moisés e levada à termo por Josué – a conquista da Terra Prometida – encerra-se com o discurso de despedida de Josué, já velho e cansado. À luz do contexto histórico, Deus cumpriu sua promessa ao colocar Canaã sob controle israelita, derrotando e expulsando as nações que a ocupavam.

No entanto, é interessante perceber que Deus concede o dom, mas não suprime a liberdade e a iniciativa do homem. Josué cumpriu a sua missão, mas teve que lutar. A despeito de todos os obstáculos que encontrou pelo caminho, manteve-se fiel. E esse deve ser para nós um belissímo exemplo: perseverar no Caminho apesar das dificuldades e das tentações. Mas para tanto, é preciso busca-Lo, ouvi-Lo, permanecer com Ele.

Neste capítulo temos um princípio eterno: o Senhor é fiel em suas promessas. Porém, será que sabemos quais as promessas de Deus para nós? Se você ainda não sabe, peça ao Espírito Santo esta graça, para que à medida que elas se cumpram em sua vida, você louve e bendiga ao Pai e testemunhe diante dos homens que há um só Deus e um só Senhor.