Leitura do dia: Números, Capítulo 19

Publicado em 12/10/2012

          

O livro de Números nos leva a caminhar pelo deserto junto com os israelitas, rumo à Terra Prometida. É um longo trecho, cheio de provações e desafios; e neste caminhar o povo vai aprendendo as instruções da Torá, o conceito do sagrado, o exercício da fé e da fidelidade a Deus.

Alguns exageros permeiam o aprendizado, como a rigorosa Lei do Puro e do Impuro que levou o povo à prática de atitudes de discriminação e exclusão, condenadas por Jesus, “... nada que de fora entra na pessoa a torna impura... mas sim o que provêm do coração do ser humano...” (Mc 7, 18ss)
O capítulo 19 do livro de Números trata da purificação, principalmente do contato com cadáveres, feita através da água tratada num ritual complexo. Diante da precariedade de recursos medicinais da época, não só pela falta de conhecimento como também pela situação de deserto, justificava-se esse cuidado. Percebe-se nesta purificação a influência da cultura vigente e dos costumes pagãos dos povos vizinhos; o autor bíblico procura colocar tudo de acordo com a Lei do Puro e Impuro e sob a vigilância e direção do sacerdote.

No capítulo 9 da carta aos hebreus o autor exalta o sacrifício de Cristo, mostrando sua superioridade em comparação às praticas executadas no AT quando sacrificavam “bodes, touros e novilhas para a pureza ritual dos corpos” (Hb 9, 13); diz ele: “...quanto mais o sangue de Cristo purificará a nossa consciência das obras mortas para servirmos ao Deus vivo!” (Hb 9, 14). Vale a pena complementar a leitura de Números com este capítulo da carta aos hebreus.

Enfim, que esta leitura nos lembre que hoje temos a nosso dispor o corpo e o sangue de Cristo no sacramento da comunhão, e, como diz um hino: Ele está no sacrário “...esperando que venham as almas para O visitar...” Deus nos quer santos, mas só com Ele conseguimos caminhar dia-a-dia rumo à santidade.