Leitura do dia: Números, Capítulo 9

Publicado em 02/10/2012

      

Os israelitas tinham saído do Egito e caminhavam pelo deserto há um ano. No início do segundo ano Deus determinou a Moisés que todos deveriam celebrar a Páscoa, até mesmo os que estivessem ausentes ou impuros. A estes, Deus dá nova oportunidade: eles celebrarão a Páscoa no mês seguinte. Grande é a falta daqueles que, mesmo puros, não se apresentam ao Senhor nesta celebração.

Durante a caminhada pelo deserto, Deus guiava o povo determinando a hora de partir e o período para descansar. O sinal era dado por nuvens que se acumulavam sobre a tenda. Sempre que a nuvem se levantava de cima da Tenda, os israelitas partiam e acampavam no lugar em que a nuvem parava. Conforme a ordem do Senhor os israelitas partiam, e conforme a ordem do Senhor eles descansavam.

Em todas as tardes a nuvem mudava de cor e adquiria aparência de fogo, que iluminava a Tenda durante a noite escura, e permanecia assim até a manhã seguinte.

Deus escolheu a rota, os lugares de repouso e o período de permanência em cada um deles e os israelitas foram fiéis as suas ordens. O sinal visível de sua presença proporcionava aos que caminhavam, a fé e a certeza de que alcançariam a terra prometida.