Leitura do dia: Números, Capítulo 3

Publicado em 26/09/2012

      

Estes capítulos iniciais (1-4) apresentam a comunidade israelita se organizando como um acampamento militar em busca da terra prometida, no momento da sua partida do Sinai.

O Senhor pede a Moisés que faça o recenseamento de todos os primogênitos israelitas por casas patriarcais e clãs, de todos os homens acima de um mês de idade (15) e toma para si os levitas para exercerem as funções sacerdotais.

A tribo de Levi aparece dividida em duas partes: os aaronitas, que exerciam funções sacerdotais e os  levitas, ajudantes dos primeiros. Interessante observar que os levitas são escolhidos por Deus em substituição aos primogênitos, pois no período patriarcal os chefes de família e os primogênitos é que exerciam as funções sacerdotais. A nova ordem sacerdotal, então, só podia agora ser convocada dentre os filhos de Aarão, que passam a servir a nação inteira.

Ressalta-se ainda o tema da Tenda, lugar da Presença (Shekkinah) do Senhor, que caminha no meio do seu povo. Esse é o nosso Deus, Aquele que conduz, que guia e caminha conosco. Somos povo peregrino em busca da Terra Prometida e o nosso Deus é aquele que vê a realidade, ouve os lamentos e alimenta seu povo na Santa Eucaristia.