Leitura do dia: Gênese, Capítulo 9

Publicado em 04/07/2012

  

Após prometer que jamais amaldiçoaria a terra novamente por causa dos homens, Deus abençoou Noé e sua descendência e lhes ordenou: “sede fecundo e multiplicai-vos e enchei a terra.”
Deus reconheceu a inclinação do homem ao pecado, mas mesmo assim o colocou sob sua proteção. Seu amor imenso se evidencia e transborda, diante da pequenez do ser humano. Desde o princípio nos amou, pensou em nós qual planta que precisa ser cuidada, podada e alimentada. Ele nos fez a sua imagem e semelhança.

Desta forma, estabeleceu a 1ª das Alianças que fez com o homem, (na figura de Noé) e todos os seres vivos, cujo símbolo é o Arco Íris, e nos fez uma promessa: “ não destruirei mais a Criação.” No entanto, essa relação do homem e a natureza não seria mais pacífica, a nova época conheceria a luta entre animais e homens , até a chegada do fim dos tempos, no paraíso celeste.
A história de Israel está intimamente ligada ao simbolismo da história de Noé, principalmente durante a conquista de Canaã (livro de Josué). A maldição de Noé ao seu neto Canaã, filho de Cam,
foi usada pelos povos semitas (descendentes de Sem, da qual os hebreus fazem parte), como justificativa para a conquista da terra de Canaã (ocupada pelos cananeus, descendentes de Canaã).
Deus sempre se mostrou fiel em suas promessas, e nós, estamos sendo fiéis a Deus?

 

Sem

 

Cam

 

Jafé

Hebreus

Cananeus

Gregos

Caldeus

Egípcios

Trácios

Assírios

Filisteus

Citas

Elamitas

Hititas

Frígios

Sírios

Amorreus

Medo-Persas

Nações bíblicas descendentes dos filhos de Noé