Leitura do dia: Provérbios, Capítulo 1

Publicado em 30/09/2014

 

O livro dos Provérbios é uma coleção de coleções, atribuídos seus escritos a Salomão, a Agur e a Lamuel. É uma obra didática destinada a ser decorada por jovens e famílias honradas daquele tempo, mais diretamente aos homens, príncipes e jovens senhores.

Conforme declarado em sua introdução, tem como propósito ensinar a alcançar a sabedoria, a disciplina e uma vida prudente, fazendo o que é correto, justo e digno aponta para a moral.

Na visão de Israel, o princípio da sabedoria é o temor do Senhor, que aqui está sendo transmitido de pai para filho, de mestre para discípulo.  Nem todos os provérbios podem valer como sabedoria cristã. Tratam do modo de ver do povo do Antigo Testamento. Jesus por certo não estaria de acordo com alguns deles, principalmente os que demonstram o preconceito, o desprezo com as mulheres, estrangeiros, e escravos, ou ensinam o desejo pela vingança. São relatos que precisam ser interpretados sobre a luz divina e com muita prudência.

Peçamos então a Deus, que nos oriente neste estudo para que os frutos que colhamos desta leitura cumpram com o objetivo de frutificar amor e bondade para a nossa vida hoje.