Leitura do dia: Deuteronômio, Capítulo 27

Publicado em 23/12/2014

 

Nos primeiros versos deste capítulo, vemos uma exortação da parte de Deus, que exige de Moisés e dos anciãos de Israel, a construção de um monumento com grandes pedras caiadas no monte Ebal, e um altar onde deveria ser oferecidos holocaustos e ofertas pacificas. Parece que se tem em vista alguma cerimônia de renovação de aliança, antes da entrada na terra prometida.

A partir do verso 11, relata-se uma divisão das doze tribos em dois grupos que ficariam posicionados sobre dois montes: Simeão, Levi, Judá, Issacar José e Benjamim estariam em cima do monte Garizim e de lá pregariam as bênçãos. Rúben, Gad, Aser, Zebulon, Dã, e Neftali, estariam sobre o monte Ebal para discorrer sobre as maldições caso haja desobediência aos mandamentos do Senhor. 

Neste capítulo não se encontra uma lista real das maldições, trata-se somente de uma declaração de maldições caso certos crimes fossem cometidos. As maldições e bênçãos serão detalhadas no capítulo 28 deste livro.

“Guardai todos os mandamentos que hoje vos prescrevo”. Que suas vontades Senhor seja a nossa vontade e que seus mandamentos nos ajudem a caminhar nos passos que farão com que nos aproximemos cada vez mais de ti.