Leitura do dia: Deuteronômio, Capítulo 17

Publicado em 13/12/2014

 

“Se se encontrar no meio de ti, em uma das cidades que te dá o Senhor, teu Deus, um homem ou uma mulher que faça o que é mau aos olhos do Senhor, teu Deus, violando sua aliança,indo servir outros deuses ou adorando o sol, a lua, ou o exército dos céus - o que eu não mandei -, se te derem aviso disso, logo que o souberes, farás uma investigação minuciosa.Se for verdade o que se disse, se verificares que realmente se cometeu tal abominação em Israel,farás conduzir às, portas da cidade o homem ou a mulher que cometeu essa má ação, e os apedrejarás até que morram.” (versículos 2 – 5)

Lendo esses versículos acima, como todo o texto do capitulo 17, podemos pensar: Como Deus pode ser tão severo assim? Porque matar as pessoas dessa forma, porque orientar os lideres daquele tempo a agirem de forma tão grotesca? 

O que podemos perceber é que no último capítulo temos uma explicação do porque de tudo isso: “Assim, não se elevará o seu coração acima de seus irmãos, e ele não se apartará da lei, nem para um lado nem para outro, e desse modo terá, assim como os seus filhos, um longo reinado no meio de Israel”.(versiculo20)

Porém, o que nos dá esperança, é que Jesus veio mudar essas regras, Ele nos diz para não apedrejar o próximo, que quem não tiver pecado que atire a primeira pedra, falou também que temos que amar ao próximo como a nós mesmos e que Ele veio aos enfermos... Quanta coisa Jesus nos disse, mostrando pra gente que o amor esta acima de tudo!

Se essas coisas aconteceram no antigo testamento, Jesus vem nos revelar no novo, um Deus que ama, que cuida, que quer curar, libertar... Um Deus que é Pai!