Leitura do dia: Deuteronômio, Capítulo 15

Publicado em 11/12/2014

 

Nesse capitulo verificamos a continuidade das revelações das leis do Senhor através de Moisés que instruíam o povo com o objetivo de regulamentar sua existência e espiritualidade.

O autor inicia o capítulo pregando a anistia e a generosidade, “De sete em sete anos farás a remissão das dívidas” (1). Nesta passagem nos mostra que as dívidas deveriam ser perdoadas no ano sabático, ou seja, o ano sabático exigia que a terra ficasse em repouso no sétimo ano em honra ao senhor (Lv 25, 1-7).

Continua demonstrando a necessidade de perdoar a dívida do irmão em nome do Senhor, “Eis o modo de proceder: Uma vez proclamada a remissão do Senhor, todo credor que houver emprestado perdoará o empréstimo ao devedor; já não exigirá nada do próximo e do irmão” (2). 

Entende-se, portanto, que um dos principais ensinamentos desse capítulo é o amor ao próximo e ao mais necessitado. É importante salientar também que esses ensinamentos estão relacionados às bênçãos propostas na aliança, posse da terra e uma vida de fertilidade e produtividade.