Leitura do dia: Evangelho de Marcos, Capítulo 2

Publicado em 07/11/2011

O carinho de Jesus ao chamar o paralítico de filho mostra o amor de Deus e o reconhecimento do esforço realizado por ele e seus amigos.  Jesus inicia o projeto de salvação deste homem curando o seu interior: “Filho, os teus pecados são perdoados”. Essa atitude leva a indignação dos escribas, por não “conhecerem” Jesus, julgam-no dizendo: “Ele está blasfemando”.

Depois de questionar os escribas, Jesus olha para o paralítico e cura o seu físico dizendo: “levanta-te, pega a tua maca e vai para casa”. Com isso Jesus conclui a cura do paralítico e cumpre a promessa citada em Eclo 38,9-10: “Filho, se adoeceres, não te descuides, mas roga ao Senhor, e Ele há de curar-te. Evita as faltas, torna reto o agir de tuas mãos e purifica teu coração de todo pecado”.

Jesus deseja instaurar o Reino de Deus a todo instante, e esta instauração se realiza com a cura total do homem, cura interior e física.

É pela fé do paralítico e de seus amigos que ambos se aproximam de Deus, uma fé não apenas doutrinária, de ouvir dizer, mas uma fé que busca, que acredita, que nos aproxima e nos faz experimentar a graça de Deus.

Da mesma forma que os fariseus, o mundo em que vivemos, muitas vezes fica incomodado com os atos de Jesus tentando encontrar “defeitos” Nele.

Por isso peçamos a Deus a graça de nos aproximarmos Dele, para que, da mesma forma que o paralítico, possamos ser curados e transformados por Ele.