Leitura do dia: Evangelho de João, Capítulo 20

Publicado em 04/11/2011

Depois de toda a caminhada de Jesus ao longo do Evangelho de João, chegamos à sua conclusão gloriosa: após a crucificação, a glória da ressurreição daquele que venceu a morte.

Chama atenção a atitude de Tomé (versículos 24 a 28). Na primeira aparição de Jesus aos discípulos reunidos, Tomé não estava presente, não vê Jesus e não acredita no testemunho deles. Depois, na segunda aparição aos discípulos, Tomé, junto com a comunidade reunida, teve um verdadeiro choque de ressurreição: acreditou com todo o seu ser, com toda a sua inteligência e com todos os seus sentimentos. Faz então uma das mais belas profissões de fé do Evangelho: “Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20, 28).

De nossa parte, precisamos atender à ordem de Jesus no versículo 20: “Como o Pai me enviou também eu vos envio”.

Movidos pelo Espírito Santo recebido, precisamos ir atrás dos “Tomés” de hoje: aqueles que se afastaram de Deus e se encontram céticos, resistentes em crer e persistentesem duvidar. Precisamos trazê-los de volta à comunidade reunida e testemunhar que vimos o Senhor, que Ele está vivo e atuante. Somente depois desta nossa atitude eles poderão ter este verdadeiro choque de ressurreição em suas vidas.