Leitura do dia: I Macabeus, Capítulo 3

Publicado em 24/07/2014

 

Após a morte de Matatias surgiu seu filho Judas o Macabeu, apoiado por seus irmãos combatiam com entusiasmo pela libertação religiosa e política do seu povo. Logo sua reputação chegou até o rei Antíoco, “Sua fama chegou até o rei, pois todas as nações comentavam as batalhas de Judas” (26).

O rei Antíoco ficou furioso e mandou reunir todas as forças do seu reino, repartiu um ano de pagamento às tropas e que ficassem preparadas. Porem, notou que as reservas do tesouro estavam terminado e que os tributos da região diminuíam. Diante desse quadro resolveu ir até a Pérsia recolher tributos daquelas províncias. Antes, porém, deixou instrução para que as forças de Israel fossem aniquiladas e que Jerusalém fosse destruída.

Judas e seus irmãos perceberam que a situação estava ficando mais difícil, reuniram-se em assembleia para orar e pedir a Deus por compaixão, “Convocada a assembleia, decidiram ficar preparados para a batalha e começaram a orar, suplicando a Deus por piedade e compaixão” (44).

Podemos entender, neste capítulo, que orações e suplicas ao nosso Deus foram e sempre serão importantes em nossas vidas, pois assim estaremos preparados e cheios de fé para enfrentar os problemas que possam surgir. “Como for a vontade divina no céu, assim será” (60).