Leitura do dia: Atos dos Apóstolos, Capítulo 27

Publicado em 22/02/2012

O anjo me disse: “Não tenhas medo, Paulo. Deves comparecer diante de César, e Deus concede a ti a vida de todos os teus companheiros de viagem”. (24)

Os riscos e perigos, bem como os sofrimentos que Paulo haveria de passar pelo nome do Senhor (At 9,16) são em parte bem relatados neste capítulo. Preso e transportado de um lado para outro, Paulo sofre com os demais a fúria dos ventos que sacudia o navio com violência.

Muitos após vários dias e pela força dos ventos e das ondas perdem a esperança de salvação, mas Paulo encoraja a todos falando da mensagem que o anjo lhe trouxe. Deus não abandona Paulo, fala com ele pelo anjo,mostra o caminho e os conduz para um lugar seguro.

Paulo nos mostra hoje, pela reflexão deste capítulo, como é frutuosa a fé. Ela é que nos impulsiona para a missão e nos dá a certeza da proteção divina nos momentos mais difíceis de nossas vidas e de nossa missão. Deus não abandonou Paulo e não nos abandona hoje, pelo contrário, nos ilumina pelo Espírito e nos mostra o caminho a seguir até que cheguemos ao porto seguro de nossas vidas. “Assim todos chegaram à terra, são e salvos”. 44-b

Este capítulo leva-nos facilmente a refletir sobre nossa vida: a viagem, a tempestade, o naufrágio e salvação. Ao longo de nossa vida, desde nosso nascimento, as dificuldades e sofrimentos porque passamos, as vezes que caímos e a busca pela salvação. Deus nos conceda que passemos por tudo isso sem, no entanto perder nossa fé e nossa esperança, que possamos juntos (unidos) chegar ao nosso “destino” tendo a consciência de que a exemplo de Paulo, fomos nesta vida “sal e luz” na vida de todos.