Diário Espiritual

Faça um diário espiritual que te ajude a assimilar as leituras bíblicas, a ter cada vez mais gosto pela Palavra, a se aprofundar no conhecimento e a crescer espiritualmente. Reserve para cada dia uma página do seu diário, escrevendo nela a data e o texto bíblico lido. Anote também:

a) As promessas de Deus: A Bíblia toda está repleta delas. Ele não precisaria prometer, mas promete. E Ele não falha. Se alguma vez não encontrar nenhuma promessa, não tem problema. Exemplos:

  • 1Jo 1,9: “Se reconhecemos nossos pecados, então Deus se mostra fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.
  • 1Jo 2,1s: “Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo. Ele é a oferenda de expiação pelos nossos pecados...”.
  • 1Jo 2,25: “E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna”.
  • Confira outros exemplos: Jo 1,12; Mt 18,20; Lc 11,13; Ef 6,8.

b) As ordens de Deus para obedecer: Deus é Pai e tem orientações claras para nortear a nossa vida. Ele manda, prescreve, proíbe, ordena: tudo porque quer nos conduzir como filhos amados. Seguir seus mandamentos é o segredo de uma vida feliz. Em geral, o verbo no imperativo é sinal de ordem: dai, fazei, buscai, recebei, perdoai, ide, sede... Exemplos:

  • 1Jo 2,15: “Não ameis o mundo, nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai”. O versículo seguinte complemente que coisas do mundo não devem ser amadas.
  • 1Jo 2,28a: “Agora, pois, filhinhos, permanecei nele”.
  • Jo 13,34: “Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros”.
  • Confira outros exemplos: Jo 13,34; Mt 16,15; Lc 6,27-28.

c) Princípios Eternos: São os princípios que regem o Reino de Deus, isto é, as coisas no Reino de Deus funcionam assim. Não os chamamos de leis para não confundir com ordens ou mandamentos. O universo, os astros, os minerais, a ciência têm seus princípios. Da mesma forma, o Reino de Deus é regido e funciona de acordo com princípios eternos, imutáveis, permanentes. É muito importante conhecer esses princípios e fazer deles o nosso princípio de vida. No início parece difícil detectá-los mas com o tempo se torna mais fácil. Exemplos:

  • 1Jo 1,5: “Deus é luz e nele não há trevas”
  • Lc 6,36: “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”
  • 1Tm 6,7: “Com efeito, não trouxemos nada para esse mundo, como também dele não podemos levar coisa alguma”.
  • Confira outros exemplos: Lc 6,36; Lc 18, 14; Tt 1,15; 1Tm 6,7.

d) Mensagem de Deus para mim hoje: Em tudo o que você leu e anotou no seu diário para o dia de hoje, qual é a mensagem de Deus para você? Ele tem uma mensagem para a sua vida. Não deixe que ela se perca. Faça de forma muito simples, com suas próprias palavras e sem complicações.

e) Como posso aplicar isso na minha vida? Essa é a parte mais pessoal e concreta de todo o diálogo. Deus vai inspirar você, dia por dia, a perceber como aplicar em sua vida o que você leu e trabalhou em seu diário espiritual. Suas anotações serão um roteiro para a sua vida e o ajudará a transformar de maneira decisiva seu jeito de ser, de agir e o seu próprio relacionamento com Deus.

f) Dúvidas na aplicação prática do método: Se alguém não conseguir praticar o método com precisão, não deve se preocupar muito com isso. O método é apenas um meio para auxiliar na leitura bíblica e ajudá-lo a retirar preciosidades da Palavra para a sua vida. O mais importante e essencial é ler a Palavra, que você se debruce e pense bastante no que ela traz para a sua vida e para o nosso mundo e faça o seu diário espiritual. Caso queira obter mais informações sobre o método e o diário espiritual, adquira o livro "A Bíblia no meu dia-a-dia", do Mons. Jonas Abid, da Editora Canção Nova. Pode ser adquirido nas boas livrarias católicas.