Leitura do dia: Ezequiel, Capítulo 48

Publicado em 24/09/2013

 

Chegamos ao final da leitura e do estudo do livro de Ezequiel e nos deparamos com a descrição de uma grande divisão do território, para a nova posse da terra depois do fim do exílio.

Na visão de Ezequiel, cada tribo receberá uma faixa horizontal de terreno que liga a fronteira oriental com a ocidental, e elas serão assim distribuídas: Dã, Neftali, Manasses, Efraim, Rúben, e Judá se localizarão ao norte. No meio será o território sagrado do templo e a tribo de Levi. Ao sul ficarão localizadas as tribos de Benjamim, Simeão, Issacar, Zabulon e Gad.

Neste retorno também estará sendo restabelecido o Reino de Deus, e se restaurando as nações, que se dispersaram com o exílio, mas isto só será realidade com a intervenção e a presença pessoal de Deus entre eles. A cidade restaurada terá 12 portas, três de cada lado, simbolizando sua abertura universal para os quatro ventos, e ela será assim conhecida: “O Senhor está ali”.

Que nosso coração também seja de vossa posse, Senhor, como as terras de Israel, para que como eles, possamos recomeçar e nos fortalecer sempre com a vossa presença.