Leitura do dia: Atos dos Apóstolos, Capítulo 17

Publicado em 12/02/2012

Em Tessalônica, capital da Macedônia, Paulo decide anunciar a Boa-Nova diante da comunidade judaica, comparecendo por três dias para participar da discussão sobre as Escrituras, que lá era realizada. Paulo se empenha em mostrar aos judeus a ressurreição do Messias, que era Jesus.

A pregação de Paulo, no entanto, provoca a inveja e agressão de outros judeus, iniciando uma perseguição por aqueles que anunciam Jesus. Essa perseguição se estende até Beréia, outra cidade escolhida por o anúncio do Cristo ressuscitado, como também a aqueles que deram hospedagem aos discípulos.

Em Atenas, ao tomar contato com um politeísmo descomedido e uma cidade entregue a idolatria, Paulo é levado ao Areópago - um conselho de membros da aristocracia ateniense -, para que pudesse esclarecer a nova doutrina que pregava. E, inspirado pelo Espírito Santo, Paulo revela aos atenienses a Boa-Nova, a Verdade, o caminho para a salvação.

Paulo mostra para o povo de Atenas o Deus, que para eles era desconhecido e procurado: o Deus que cria o universo; que dá, mas, não precisa que lhe dêem coisas em troca, e, principalmente, que Deus está ao alcance de todos.

Pelas palavras de Paulo, todos os homens são chamados a romper com o passado e convidados a conhecer o único Deus. Pela pregação, os atenienses saem da ignorância, e agora, são levados a reconhecer suas maldades, arrependerem-se e corrigi-las.

Nota-se que em todos os anúncios que Paulo realiza neste capítulo, alguns caçoavam, outros perseguiam os seguidores de Jesus, muitos tinham suas curiosidades aguçadas, e muitos outros se convertiam.

E você hoje, como recebe em seu coração e em sua vida o discurso de Paulo no Areópago?