Leitura do dia: Evangelho de Lucas, Capítulo 19

Publicado em 21/01/2012

“... Desce depressa! Hoje eu devo ficar em tua casa.” (Lc 19, 5)Jesus vai ao encontro do pecador, chama-o pelo nome como se já o conhecesse e pede pousada. Não o condena. Jesus quer que todos encontrem a Salvação, pois “o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido” (Lc 19, 10), como fez com Zaqueu.

E faz com cada um que o Ame de todo o coração: “Hoje aconteceu a salvação para esta casa!”

Outro fato interessante neste capítulo é o fato de Jesus ter contado a parábola do dinheiro emprestado quando estava a caminho de Jerusalém, mostrando-nos o quão é importante fazer frutificar os dons que Deus nos dá. Estes não são propriedade humana e por isso o homem tem de colaborar para que rendam, pois enorme é a recompensa que Deus tem para cada um.

Quando Jesus entra em Jerusalém, e esta seria a sua última entrada, Ele quis entrar como Rei. Começa o desfile jubiloso em que se louva a Deus. A multidão em clima de festa joga seus mantos e aclama o Messias. Aclamemos também nós o Messias que quer entrar e fazer morada em nossa casa para sempre... 
Ele é o Rei e o Salvador. Deixemos que Jesus purifique o “templo” do nosso coração expulsando e quebrando as cadeias que nos impedem de sermos seus servos e anunciadores.