Leitura do dia: I Crônicas, Capítulo 1

Publicado em 12/10/2013

 

Os 2 livros das Crônicas fazem a releitura da memória de Israel, que já fora antes registrada nos livros Samuel e Reis, propondo uma leitura solidária com a comunidade fiel (chamada comunidade judaica). É importante perceber como as Crônicas compreenderam a atuação de Deus. Para os estudiosos, servem também como fonte de pesquisa histórica.

Engloba um conteúdo muito amplo: uma releitura da “Lei e dos Profetas”, num estilo mais formal: árido nas listas e genealogias, esquemático e estilizado nas narrativas, litúrgico nas orações e hinos, que constituem as partes mais atraentes do conjunto.

A perspectiva é centrada em Judá, com extensas genealogias, que servem para o povo situar-se no plano da salvação e saber quem são os israelitas no meio da humanidade.

Temas relevantes: providência divina, importância da Lei e da comunidade de fé, restauração religiosa, papel do culto e do sacerdócio, a Majestade de Deus, oração e retribuição.

Vemos no capítulo 1 a genealogia de Adão até Abrão, que alimentavam a identidade nacional e religiosa do judaísmo, pois os israelitas são em primeiro lugar descendentes de Abraão. E a lista de reis e chefes de Edom, povo vizinho, parente e eterno rival de Israel.