Leitura do dia: Levítico, Capítulo 12

Publicado em 11/11/2014

 

Encontramos neste capítulo leis que continuarão a descrever as purificações cerimoniais, para obtenção da santidade, agora para as mulheres depois de um parto. 

O tempo em que vivemos e nosso estudo da palavra até agora, nos levam a contemplar essa passagem, com um olhar dos que já conhecem o mistério pascal de Cristo, que carregou em seus ombros todo o pecado do mundo. Essas leis e normas tão rígidas de serem cumpridas, tinham por objetivo fazer com que as mulheres daquele tempo conquistassem novamente a pureza  e com ela o direito de se reaproximar do sagrado.

 A cultura sobre o pecado original permeia todo o procedimento de purificação destacado nesta lei. O nascimento de uma criança já não era mais um ato de alegria, porque aos olhos deles no parto chegava mais um pecador ao mundo.

Mesmo sendo o menino Jesus livre de todo pecado, Maria e José, depois de ter completado os dias da purificação dela, levam Jesus no templo, e fazem a oferta de um casal de pombos, obedecendo aos costumes e aos preceitos religiosos daquela época.